terça-feira, 29 de novembro de 2011

Problemas de aprendizagem - Porque existem pessoas que tem problemas para aprender?

É muito comum encontrar escolas e país que não sabem o quê fazer com aquele aluno ou filho que tem uma certa dificuldade para aprender os conceitos das aulas.grande parte das escolas da rede pública , não contam com serviços psicológicos ou psicopedagogos para auxiliar indivíduos .
As escolas ou qualquer outra instituição de ensino tendem a estigmatizar o aluno que esta tendo baixo rendimento, supondo que o problema é do próprio aluno....Hoje com os avanços da Psicologia da educação , sabemos que o ambiente tem muita importãncia.
Grande parte das escolas tendem a ignorar o problema colocando no aluno toda a culpa por seu baixo desempenho, encaminhando -o para psicólogos que acabam não achando nada errado. Quando se faz uma caracterização do ambiente , entendemos claramente os motivos dos problemas de aprendizagem que a instituição atribui unicamente ao aluno.
Ao constatar indivíduos com problemas de aprendizagem , é importante verificar qual é o ambiente que esse individuo esta inserido.ele tem todos os materiais apropriados para aprender? Essa pessoa possui algum problema emocional ou orgãnico que a impedem de fixar atenção nas disciplinas ? será que esse ambiente é favorável ao aprendizado?   volta-as-aulas

fonte de pesquisa: www.psicologiaeciencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário